sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Docência Online

Na Revista Nova Escola de Novembro de 2009, encontramos um artigo falando de “Educação Online”, com o título “Vale a pena entrar nessa?” . Logo no ínicio do artigo, afirma-se que houve um percentual grande de alunos utilizando essa modalidade de curso e indaga os leitores se é mito ou verdade essa forma de ensino.

Convém acrescentar que essa modalidade de ensino vem crescendo muito porque muitas pessoas moram longe de Universidades e a melhor maneira de estudar é através de ambientes virtuais como chats, fóruns e e-mails para unir professores e turmas.

O ensino à distância, iniciou-se no século 20, com cursos profissionalizantes por carta, rádio e, mais tarde, pela tv. Só com a internet e a banda larga, eles se tornaram viáveis na graduação e na pós.

Alguns especialistas apontam graves problemas na forma como o Ead tem sido conduzida no país, pois falta aparato suficiente para acompanhar, supervisionar e fiscalizar os cursos, fato que pode comprometer a sua qualidade. Outro ponto frágil da prática governamental; segundo o trabalho seria a pouca verba destinada aos tutores ( que acompanham a aprendizagem dos grupos), feito por meio de bolsas da coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o que tornaria a qualificação dos profissionais precária.

Na Ead, não se pode deixar o material de leitura acumular. Se isso ocorrer, fatalmente não se consegue aprender o conteúdo, perceber onde se tem dificuldade para pedir ajuda ou mesmo acompanhar as discussões nos momentos em que toda a turma está reunida por meio de chats e videoconferências.

O uso de vídeos online está presente em mais de 57% das instituições, sendo que 52% delas a transmissão comporta interatividade entre estudantes e mestres. Quem não tem computador com internet rápida pode sair prejudicado. Afinal, ninguém tem paciência de passar horas esperando um vídeo carregar. E não se pode perder a chance de conversar com o professor em videoconferência porque a máquina não dá suporte a essa ferramenta.

Na palestra sobre “docência online” no dia 17 de setembro de 2010 no PAF I da Universidade Federal da Bahia com Dra. Ana Maria Hessel, falando sobre saberes online, experiência de docência online da Dra. Edméa Santos que diz, ser a docência online é um ambiente em rede de construção de aprendizagem, que ocorre com interatividade do ser humano com as tecnologias. Porém, questiono certos pontos da “docência online” como: os alunos ainda não tem condições financeiras de adquirir um computador; falta de experiência na prática de manusear a tecnologia de informática, e também com a Revista Nova Escola quando aborda que os tutores da Docência online ganham pouco com um trabalho que requer grande responsabilidade.

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